Chocolate preto pode ajudar a controlar a pressão arterial elevada.
“Os flavonóides aumentam a formação de óxido nítrico endotelial, que promove a vasodilatação e, consequentemente, pode reduzir a pressão arterial ", segundo o autor Karin Ried, da Universidade de Adelaide, na Austrália. "Temos, no entanto, resultados conflituosos quanto aos efeitos na vida real de comer chocolate. Descobrimos que o consumo, ainda que moderado, pode reduzir significativamente a pressão arterial das pessoas com pressão arterial elevada, mas não para as pessoas com pressão arterial normal. " O objectivo desta meta-análise foi rever a evidência recente sobre o efeito dos produtos de cacau rico em flavonóide na pressão arterial de indivíduos hipertensos e naqueles com pressão arterial dentro da faixa de normotensos. Para identificar aleatoriamente os ensaios clínicos de efeito placebo vs cacau na pressão arterial sistólica e diastólica (PAS / PAD), os investigadores fizeram uma pesquisa nas bases de dados da MEDLINE, Cochrane, e registos internacionais de 1955-2009. A duração mínima incluída dos ensaios foi de duas semanas. Em todos os estudos que satisfizeram os critérios de inclusão, os investigadores realizaram estudos aleatórios de meta-análise. Além disso, realizaram uma análise de subgrupo consoante a PA base estar no intervalo hipertensos ou normotensos. A relação entre o tipo de tratamento, posologia, duração, ou de PA base e o resultado da PA foi examinada com uma análise de meta-regressão. Os critérios de selecção foram cumpridos por 15 grupos de ensaios em 13 estudos avaliados. Comparado com o grupo placebo, o cacau-chocolate reduziu significativamente a pressão arterial. No entanto, com base na meta-análise de subgrupo, o cacau-chocolate tinha um efeito significativo vs efeito placebo apenas no subgrupo dos hipertensos ou pré-hipertensos. Nos subgrupos normotensos, a PA não diminuiu significativamente com o cacau-chocolate vs efeito placebo. Segundo o autor, "a praticabilidade de bebidas de chocolate ou de cacau como tratamento a longo prazo é questionável". "A nossa meta-análise sugere que o chocolate preto é superior ao placebo na redução da hipertensão arterial sistólica ou pré-hipertensão diastólica ", escrevem os autores do estudo. "O chocolate rico em flavonóides não reduziu significativamente a pressão arterial média abaixo de 140 mmHg sistólica ou 80 mmHg diastólica."